Lembranças de Damasco - Damas by Night

Lembranças de Damasco - Damas by Night

O blog estava nestas últimas semanas com as atualizações em baixa, mas para alegria geral da nação, digo que voltamos a ativa novamente. Pensando em uma forma de voltar com todo o gás, eu decidi fazer um post sobre o lugar que eu mais amo neste planeta, quiça no universo! A boa e velha Damasco, né !

Todos devem ter visto na TV, Jornais ou na Internet que a situação na Síria está critica e que pode sim ocorrer nos próximos dias, semanas ou meses talvez, uma guerra entre a Síria e as forças inimigas. Bom se isso acontecer é provável que Damasco sofra com bombardeios e isso cause grandes danos a população e ao patrimônio da cidade. E isto está me preocupando, pois só nesse conflito interno, houve alguns ataques terroristas com carros bombas e foguetes e estes já danificaram muitos pontos turísticos de Damasco, principalmente na Old City, onde fica meu bairro querido de Bab Touma.

Eu espero que o presidente Bashar consiga conter o conflito e que pare o derramamento de sangue e os ataques aos patrimônios de Damasco.
Quem acompanha o blog sabe da minha relação com a cidade de Damasco, que é muito forte e eu amo demais aquela cidade. Como já disse em outros posts, eu nunca tinha pensado em visitar Damasco, nunca .... mas quando conheci o meu ex namorado, eu comecei a me interessar por Damasco. Mas o amor mesmo, começou quando visitei a cidade pela primeira vez. Nunca vou esquecer aquela madrugada fria de inverno, quando eu deixei o aeroporto, que fica fora da cidade de Damasco, eu quis voltar dali mesmo, mas a medida que o taxi seguia para a cidade eu comecei a me apaixonar, lembro de quando o carro deixou a Damas Airport Road e entrou na cidade, eu vi um prédio do governo com um banner enorme com a foto do presidente Bashar de farda e óculos escuros. Eu logo pensei nossa como o presidente é bonitão e tal .
Na verdade as coisas que me chamaram mais atenção naquela madrugada foram claro os inúmeros banners, quadros, outdoors e  as estátuas dos presidentes Bashar e seu falecido pai Hafez, e claro as mesquitas ... nunca tinha visto tantas mesquitas por metro quadrado na minha vida. Do trajeto do  aeroporto até o Omayad Hotel no Centro de Damasco, eu devo ter visto umas 20 mesquitas facilmente identificada pelas suas cúpulas iluminadas por luzes verdes.

Foi assim que eu me percebi no Oriente Médio, pelas luzes das mesquitas, pelas placas escritas em caligrafia árabe e pelo deserto. Confesso que foi amor a primeira vista, claro primeiro veio o susto e segundos depois a fascinação.
Do aeroporto de Damasco até  Omayad Hotel, o trajeto foi feito em cerca de 20/25 minutos e o transito estava tranquilo e a música árabe no taxi me fazia sentir de fato nas Arábias !!!
 As vezes no cansativo trajeto do onibus do meu trabalho até minha casa, eu fecho meus olhos e fico relembrando minha estadia em Damasco, e a maioria da minhas lembranças de Damasco, são imagens noturnas claro, e isso deve ao fato de ter sido apresentada a cidade a noite ou melhor de madrugada.
As vezes quando sonho a noite, no meio de um sonho acontece dele mudar rapidamente e eu começo a percorrer as ruas de Damasco, principalmente pelo becos e vielas do Bab Touma que conheço tão bem !

As luzes coloridas das casas erguidas no pé das montanhas Quasion forma uma bela paisagem noturna. E eu tenho belas lembranças noturnas de Damasco.
Mas não ficaremos só nas palavras e as imagens de cidade de Damasco devem ser apreciadas com carinho e atenção, por que a cidade merece !!!

1ª Imagem - Foto de uma mesquita na área central de Damasco.

 2ª Imagem - Chegando na Old City vindo do Centro de Damasco


3ª Imagem - Área Central de Damasco


4ª Imagem - Centro de Damasco com as montanhas ao fundo
5ª Imagem -Omayad Square



6ª Imagem - Avenida de Damasco

7ª Imagem - Four Seasons Hotel e Rio Barada
8ª Imagem - Omayad Square

9ª Imagem - Bairro Mazzeh visto das montanhas Quasion
10ª Imagem - Damasco  e suas luzes 

11ª Imagem - Old City
12ª Imagem - Subúrbio de Midan

13ª Imagem - Lojinhas tipo 1,99 de Damasco

14ª Imagem- Rua dos doces nos subúrbios de Damasco
 

15ª Imagem- Bab Touma 

16 Imagem - Avenida Brazil em Damasco
Damasco realmente é fascinante e merece ser visitada pelo menos uma vez por ano ! Mas eu acho pouco e meu desejo é morar em Damasco e estou aguardando a situação da Síria melhorar para ir de vez !

Selecionei ums vídeo do youtube porque a pessoa aqui não fez nenhum vídeo da cidade. As vezes sinto vontade de me matar por não ter feito vídeos e tirado mais fotos das cidades que visitei, inclusive de Damasco.

Uma atração a parte  são os taxis comuns .... boas lembranças e risos .... o transito de Damasco é muito louco !

Salam !!!

You May Also Like

0 comentários.

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!